quarta-feira, 20 de agosto de 2008

O Trabalho dos Monges






No cotidiano dos monges, é de muita importância o momento do trabalho, seja pela manha ou pela tarde. Para o monge, o trabalho manual ou intelectual é uma maneira de ser participe da atividade criadora de Deus e dessa noção nasceram às obras e muitas invenções que partindo dos mosteiros difundiram-se em toda a Europa.
O ócio que é inimigo da alma, e assim os irmãos em determinadas horas devem ocupar-se com trabalhos manuais que é na Regra de Vida de São Bento, concluindo os monges são verdadeiramente monges quando vivem do trabalho das próprias mãos, assim como fizeram os nossos pais e os Apóstolos. O trabalho nos mosteiros possui uma finalidade ascética e não econômico, porque é participação a missão que Deus há dado ao homem de ser artífice do mundo em sua evolução histórica.
A noção que cada instante do dia, cada atividade, desde a oração e as mais humildes obras é um gesto de oferta e encontro com Deus, assim como as modalidades diversas que construíram os ambientes de trabalho: no Scriptoriu, local em que os monges escreviam os códigos, na oficina dos trabalhos manuais ou na granja, a arquitetura era projetada com a mesma beleza e dignidade como as da igreja, em que nesta continuidade estilística ajudava a chamar ao sentido único da vida de ser um cenobita. O monge não possui a vocação de agricultor, de fazer drenagem em terrenos pantanosos, de criar abelhas, produzir vinhos ou queijos, de copiar códigos, o de ensinar. Somente o objetivo espiritual deve ser presente e fundamental na vida do monge. Porem a presença e a ação da vida monástica foram a origem de um movimento econômico e cultural que contribuiu para a evolução da civilização européia. Movidos por imensa fé que os animava e devendo providenciar autonomamente a sua própria subsistência, os monges iniciaram a irrigar e a drenar terrenos, transformando-se em agricultores e pastores e conseguiram assim em transformar terras desérticas, pântanos infinitos e florestas selvagens em locais vivíveis para homens e mulheres







Nenhum comentário: